© 2017 por Vinicius Capelli.

  • Facebook - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Creusabro®

Os aços Creusabro® foram desenvolvidos com um conceito inovador, que alia facilidade de fabricação de peças com aumento de dureza em regime de trabalho, através de têmpera em óleo que diminui a fragilidade da microestrutura e dá homogeneidade de dureza da superfície ao núcleo.

Este ganho se dá devido à uma característica chamada Efeito TRIP (Transformation Induced by Plasticity - Transformação Induzida por Plasticidade) que é a transformação da microestrutura pela absorção da energia, inicialmente composta, em sua maioria por Martensita, mas mantém Austenita retida. Ao receber impactos, a Austenita retida no material se transforma em Martensita física, aumentando a dureza, em regime de trabalho. 

Desta forma, é possível dobrar, calandrar e furar o material sem grandes dificuldades e, durante sua operação, o material pode ter desempenho até 80% maior que materiais equivalentes temperados em água. 

É um material indicado para base e chapas de desgaste em equipamentos sujeitos a alta abrasão e erosão com temperaturas mais altas, na faixa de 500ºC. Diferentemente de outros materiais, Creusabro sustenta a dureza e resistência mecânica em temperaturas nesta faixa.